Bem-vindos ao NOSSO AVAÍ

Nesta ilha formosa e cheia de graça habita o maior clube do mundo. O nosso Avaí é orgulho e paixão desde que nasceu campeão no início do século passado. Ao longo do tempo, muita coisa mudou. Felizmente, a maioria para melhor. O Leão saiu da Ilha e ganhou o Brasil e o mundo, conquistou títulos, cresceu junto com seu povo e gente.

No entanto, nos últimos anos temos acompanhado que esse crescimento e projeção não mais podem se escorar em práticas de gestão ultrapassadas. O futebol em alto nível exige planos e ações condizentes com as cifras milionárias do negócio. Apesar de avanços em questões importantes do clube recentemente, como a austeridade financeira e a preocupação com a melhoria no patrimônio do Avaí, muitas práticas dentro da Ressacada deixam a desejar para aqueles que querem mais que a hora presente e um time quente.

Em especial, o relacionamento com o torcedor é, no nosso entendimento, o principal ponto de preocupação e descontamento entre os avaianos. Ações que vão desde manifestações do presidente voltadas à torcida, venda de mando de campo no Campeonato Brasileiro, descaracterização de símbolos da identidade avaiana – como uniformes -, falta de transparência sobre execução do orçamento do clube, manutenção de profissionais por questões pessoais, gestão centralizadora, falta de cobrança por resultados (dentro e fora de campo), enfim, inúmeras coisas.

Foi preocupado com esses problemas que nasceu o movimento NOSSO AVAÍ. Um movimento que busca discutir o clube em torno de ideias. Que busca ser um agregador de vozes dispersas na torcida avaiana que urgem por mudança. Entendemos que esses problemas levantados anteriormente só se resolverão com adoção de práticas de gestão modernas e é para isso que estamos no ar: propor esses caminhos, mostrar essas práticas e discutir o bem do Avaí Futebol Clube para além de nomes e pessoas.

Nosso intuito não é discutir os jogos, os lances, as opções do treinador. Temos plena convicção que a função do Avaí é buscar resultado esportivo para a felicidade do seu torcedor. Porém, acreditamos que esses resultados estarão mais perto de acontecer quando todos os setores do clube estiverem munidos do mesmo propósito e convergindo ações para a satisfação do torcedor. Discutir lances e partidas isoladas não leva a resultados perenes, mas implica na manutenção de uma política de gestão pautada nos dissabores do destino. E nós queremos mais. Queremos um clube profissional e moderno em todos os seus setores. Lendo a nossa Carta de Princípios tu podes ver aquilo que defendemos com mais clareza.

Aqui no movimento NOSSO AVAÍ a tua participação é fundamental. Por isso, criamos uma área de membros do movimento. Com um breve cadastro, tu terás acesso a uma área onde podes interagir com os textos e materiais publicados. Eles terão duas formas:

a) Proposições: textos escritos por especialistas sobre práticas de gestão de diversos temas, como transparência, gestão do futebol, marketing, inclusão, história e outros. A função destes textos é fomentar o debate em torno do que acreditamos ser a melhor prática a ser implementada no Avaí sobre determinado tema. Estes textos serão publicados semanalmente;

b) Petições: as petições serão documentos formulados e que serão protocolizados na secretaria do clube para obtenção de informações acerca de algum assunto que o torcedor avaiano anseia por esclarecimentos. Em especial, questões estatutárias, explicações financeiras, posicionamentos do clube sobre apoio a projetos e outros temas que preocupam o torcedor. Não é pretensão das petições interferir no futebol, por exemplo, cobrando a saída de treinadores ou jogadores, salvo se houver questões que transcendam o campo de jogo. Nessas petições, o membro do movimento NOSSO AVAÍ poderá assinar o documento bastando estar logado no site. Com o documento pronto e com a assinatura de todos aqueles que endossam o pedido, este será protocolizado no clube. As petições servem também para angariar sócios e conselheiros suficientes para a convocação de instrumentos presentes no estatuto, como Assembleias Gerais.

Não dá pra esquecer o seu belo passado, mas é hora de pensar no futuro. O mercado do futebol é competitivo e clubes com adoção de práticas modernas de gestão, em especial os europeus, estão tomando espaço daqueles que pararam no tempo e veem o futebol ainda como antigamente. É necessário estar próximo do torcedor, promovendo ações que busquem seu engajamento, pertencimento e proporcionem experiências que vão além de uma bola na rede. Aqui no NOSSO AVAÍ tu encontrarás materiais que buscam essa modernização. Mais que isso, todas as manifestações do movimento não são promessas e nem propriedade daquele que a produziu, são ações que podem ser implementadas a qualquer momento pelo clube. Nosso intuito sempre será colaborar para um Avaí cada vez melhor.

Portanto, convidamos todos os avaianos e avaianas a se juntarem ao movimento NOSSO AVAÍ, seja realizando seu cadastro, seguindo nossas redes sociais e interagindo com nossos conteúdos. É essencial que conheças nossa carta de princípios e te inteires daquilo que acreditamos ser o melhor para o clube. Estaremos sempre à disposição para dúvidas, sugestões e críticas. Queremos um Avaí de encontro marcado com seus dias de glória todos os dias de sua existência. Para isso, contamos contigo.

Publicado por Rafael Xavier dos Passos

Jornalista, apresentador do Troféu Debate, Conselheiro do Avaí e avaiano desde sempre. Co-autor do livro “1973: Encontro marcado com seus dias de glória”.

11 comentários em “Bem-vindos ao NOSSO AVAÍ

  1. Parabéns pela iniciativa,temos sim é que começar a montar uma chapa de “oposição” para só assim conseguir por em prática todas as propostas aqui citadas!

  2. Bom dia,tudo que foi dito no texto so tera validade se for feito na pratica um time como avai pra melhorar teria que mudar tudo a comecar pelo conselho deliberativo que na minha opiniao é apenas decorativo e não resolve nada abraco.

Deixe uma resposta

Close Bitnami banner
Bitnami