A reforma estatutária do Avaí Futebol Clube

Em um mundo cada vez mais dinâmico, é necessário que as instituições, inclusive as agremiações esportivas, busquem o aperfeiçoamento de suas atividades, para, assim, evitarem a estagnação e garantirem vantagens competitivas.

Levando isso em consideração, o Conselho Deliberativo do Avaí nomeou uma Comissão Especial, para dar início aos debates relativos à modernização do Estatuto do Clube, cuja redação atual vige desde 2015. Esse grupo foi formado por cinco membros, dentre os quais Fábio Salum, integrante do núcleo diretivo do Movimento Nosso Avaí.

O Estatuto, para quem não sabe, é o conjunto de normas que disciplinam a vida do clube. Em uma analogia grosseira, está para a instituição assim como a Constituição Federal está para a República do Brasil.

O organograma, as atribuições do Conselho Deliberativo, o procedimento para aprovação de contas e as regras eleitorais são alguns dos assuntos tratados pelo Estatuto. São essas diretrizes que permitem o regular funcionamento do clube e, em última análise, viabilizam sua saúde administrativa, financeira e esportiva.

A mencionada Comissão Especial, após longos estudos e discussões, formulou um esboço para servir de norte à possível reforma estatutária. Na próxima quarta-feira, dia 11/08/2021, o Conselho Deliberativo se reunirá para debatê-lo e, possivelmente, remetê-lo, com ou sem modificações, à Assembleia Geral de associados, órgão competente para aprovar um novo Estatuto.

Aqui vale esclarecer o seguinte: nos termos do art. 35, inciso II, do estatuto atual, o único colegiado capaz de aprovar ou rejeitar uma reforma do Estatuto é a chamada Assembleia Geral, órgão formado por todos os associados do Avaí Futebol Clube com mais de 16 anos de idade e que sejam sócios há pelo menos um ano de forma ininterrupta. Isso mesmo: eu, tu e boa parte dos associados temos esse poder!

Como se vê, estamos diante de uma grande oportunidade para discutirmos o Avaí Futebol Clube. Para modernizá-lo, protegê-lo de eventuais gestões temerárias e aproximá-lo de sua torcida.

O Movimento Nosso Avaí, formado com o propósito de lutar por um Avaí mais profissional, transparente e identificado com seu torcedor, pretende participar ativamente desse processo, em conjunto com seus membros apoiadores e adeptos em geral.

Embora, por razões éticas, não possamos divulgar imediatamente o teor do esboço formulado pela Comissão Especial, visto que ainda não apresentado formalmente ao Conselho Deliberativo, desde já nos comprometemos a estender a discussão a toda a torcida assim que o órgão chancelá-lo e for certa a submissão do documento à Assembleia Geral.

Há muito para se debater e a participação de todos será essencial. Juntos construiremos o Nosso Avaí.

Por Eduardo Roberge Goedert, conselheiro do Avaí e membro do núcleo diretivo Nosso Avaí

Publicado por Felipe Ferreira Bem Silva

Jornalista. Sócio do Avaí desde 2006. Conselheiro entre 2011 e 2013. Coautor do livro “1973: Encontro marcado com seus dias de glória”.

Deixe um comentário

Close Bitnami banner
Bitnami