As eleições do Avaí e o futuro do Movimento Nosso Avaí

No final de 2021, os associados do Avaí, por maioria, elegeram o projeto da chapa “Avaí Centenário – Paixão e Inovação”, capitaneada por Júlio César Heerdt e Bruno Comicholi – e respaldada pelo Movimento Nosso Avaí -, para dirigir o clube pelos próximos quatro anos. No Conselho Deliberativo, houve uma formação proporcional, com integrantes das três chapas concorrentes e prevalência dos membros da chapa vencedora.

Nós, do Movimento Nosso Avaí, manifestamos nossa imensa satisfação com o processo eleitoral.

Em primeiro lugar, porque a disputa pela cadeira presidencial contou com três candidatos. No passado, a presidência do Avaí era não mais que um fardo e, não por acaso, pouco disputada. Normalmente, atraía raros pretendentes, dependendo da disposição de um “abnegado” ou mecenas que tivesse a coragem – e as condições financeiras – de assumi-la. No último pleito, contudo, pudemos optar entre diferentes perfis de candidatos, diferentes projetos, após proveitosa exposição de diferentes ideias. 

A atração de múltiplos concorrentes, inclusive de pessoas capazes e no auge de suas carreiras profissionais, se deve, em boa medida, às recentes modificações no estatuto do clube, com destaque para a previsão de remuneração para seus dirigentes, e é o primeiro aspecto a ser celebrado. Como defendemos e participamos ativamente da reforma estatutária, podemos dizer que tivemos nossa parcela de contribuição na formação desse cenário.

Também ressaltamos o arcabouço de ideias que pautou o debate eleitoral. Nunca antes vimos um pleito tão centrado em ideias de transparência, profissionalismo e reaproximação do clube com o torcedor – justamente os princípios fundamentais do Movimento Nosso Avaí. Todas as chapas abordaram, em maior ou menor medida, esses preceitos. O projeto vencedor, aliás, praticamente fundou suas bases nesses valores. A observância desses pilares na prática cotidiana, é claro, dependerá da atuação dos mandatários eleitos, mas a ascensão desses preceitos ao centro das discussões eleitorais nos enche de esperança para o futuro. 

O debate sobre a vida do clube amadureceu e não é mais pautado apenas pelos resultados de campo (prova disso, aliás, é o resultado das urnas). Acreditamos que, dentre outros importantes fatores, a forte atuação do Movimento Nosso Avaí na defesa de tais ideias contribuiu para essa realidade.

Além disso, ficamos muito satisfeitos com a vitória do projeto que, em nosso entendimento, mais se aproximava das ideias que defendemos desde a fundação do Movimento Nosso Avaí. Os então candidatos Julio e Bruno firmaram sérios compromissos com a implementação de medidas de transparência, profissionalismo e reaproximação com o torcedor, inclusive mediante a assinatura de uma carta de intenções, e, depois disso, permitiram que os integrantes do nosso Núcleo Diretivo e apoiadores participassem ativamente da formulação de seu plano de gestão, manifestando, ainda, o desejo de contar com vários desses indivíduos na sua execução durante o mandato¹. 

A realização de todas essas medidas dependerá da competência dos gestores ao longo dos próximos quatro anos; no entanto, no presente momento, nos permitimos comemorar o interesse dos mandatários nos princípios que, a nosso juízo, merecem nortear a administração do Avaí.

Quanto à formação do Conselho Deliberativo, acreditamos que a presença de representantes de diferentes pontos de vista é benéfica para a discussão do clube e para o exercício de suas prerrogativas. O Movimento Nosso Avaí estará, mais do que nunca, representado no colegiado, com mais de uma dezena de membros, entre integrantes do Núcleo Diretivo e apoiadores. Destacamos a presença de Vinícius Serafin Bello, integrante do nosso Núcleo Diretivo, na Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo, e dos apoiadores Fábio Minatto e Nílson Magnagin como, respectivamente, titular e suplente do Conselho Fiscal.

Aproveitamos essa manifestação para agradecer os torcedores que, desde nossa fundação, aderiram às nossas ideias, contribuíram às nossas iniciativas e, na eleição, deram um voto de confiança aos candidatos apoiados pelo Movimento. Embora as decisões estratégicas do Movimento, por razões práticas, precisem ser capitaneadas por um Núcleo Diretivo, essas vitórias só são possíveis em razão do respaldo de todos os torcedores identificados com nosso ideário.

O Movimento Nosso Avaí recebeu algumas críticas a respeito de seu posicionamento no pleito. Aquelas feitas com honestidade, tenham certeza, foram ponderadas e servirão para aperfeiçoarmos nossa atuação. Aquelas maliciosas, que questionaram nossa honra e nos imputaram interesses escusos, nós repudiamos, mas enxergamos com certa naturalidade: quanto mais relevância adquirirmos na vida política do clube, mais seremos atacados por indivíduos de má-fé. Em última instância, caberá ao torcedor decidir se nossa atuação continua digna de sua confiança.

Superadas as eleições, chamamos a atenção para um novo desafio. Sempre que exaltamos o processo eleitoral vibrante do Avaí Futebol Clube, alguns críticos argumentaram que isso poderia significar a desunião de sua massa associativa e o consequente enfraquecimento da instituição. Ainda que nós, incorrigíveis entusiastas da pluralidade de ideias, não acreditemos nessa visão negativa, notamos que alguns poucos torcedores, nas redes sociais e até mesmo no âmbito do Conselho Deliberativo, ainda carregam, mesmo após o pleito, resquícios de ressentimentos eleitorais. 

Caberá a nós, avaianos, provar que os críticos da democracia avaiana estão errados. Devemos ter a maturidade de debater o clube com honestidade, sem nos prendermos a alianças e rivalidades eleitorais.

A atuação do Movimento Nosso Avaí, asseguramos, permanecerá independente e calcada nos mesmos princípios. Abordaremos os assuntos do clube com a mesma responsabilidade e sobriedade de sempre, a fim de contribuir para sua evolução. E, como sempre, permaneceremos à disposição da administração do Avaí.

Salientamos, por fim, que, para evitarmos incompatibilidades e conservarmos nossa credibilidade, aqueles integrantes do Núcleo Diretivo que porventura contribuam profissionalmente na gestão do Clube serão afastados do Núcleo Diretivo e substituídos por outros apoiadores.

¹ Até o momento, Rafael Xavier dos Passos, jornalista, então Conselheiro e integrante do Núcleo Diretivo do Movimento Nosso Avaí, foi convidado para coordenar a Comunicação do Clube.

Deixe um comentário

Close Bitnami banner
Bitnami