PROMESSÔMETRO NOSSO AVAÍ

Desde a posse da atual diretoria, o Movimento Nosso Avaí segue observando suas ações, a fim de garantir que as promessas de campanha, firmadas em uma carta de compromisso, saiam do papel.

Para facilitar a avaliação do trabalho dos dirigentes, nos propomos a sistematizar a lista de compromissos e, periodicamente, atualizar seu status de implementação, levando em conta, sempre de forma honesta e independente, as ações levadas a efeito.

Relembramos que nunca nos propusemos a avaliar o desempenho imediato do time nos torneios da temporada, mas sim as ações administrativas e financeiras que, em nosso entendimento, poderão, no longo prazo, dar melhores condições ao clube para conquistar seus objetivos.

Em cada um dos aspectos avaliados, graduamos as ações da diretoria de acordo com a seguinte classificação:

✅ Promessa cumprida
🙂 No caminho certo
⏱️ Depende de mais tempo

⚠️Precisa de mais atenção
🙁 No caminho errado
😡 Promessa descumprida

Dito isso, transcorrido quase um ano de mandato, tempo minimamente razoável para a avaliação da gestão, oferecemos aos nossos apoiadores e avaianos em geral a primeira atualização do PROMESSÔMETRO NOSSO AVAÍ.

1. REAPROXIMAÇÃO COM O TORCEDOR

Adoção de melhores práticas de gestão, em oposição às anteriores, inclusive com a exposição pública de eventuais prejuízos experimentados pelo clube durante os últimos anos. Acreditamos que esse é o ponto de partida para reconquistar a confiança do torcedor e despertar sua compreensão e tolerância com a eventual austeridade dos próximos anos.

🙂 Desde que foi eleito, Julio Heerdt divulgou, em entrevistas coletivas, para o público geral, e também em reuniões do Conselho Deliberativo, para os membros do colegiado, detalhes da situação financeira delicada do Avaí e das medidas temerárias do passado que contribuíram para esse cenário trágico.

Reformulação dos departamentos de comunicação e marketing.

🙂 A Diretoria promoveu mudanças positivas no Departamento de Comunicação do clube, com a nomeação de Rafael Xavier dos Passos, torcedor, jornalista, ex-membro do Núcleo Diretivo do Movimento Nosso Avaí, ex-âncora de um dos mais populares podcasts da avaianosfera e ex-diretor de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em que pese nossa inegável relação de proximidade com o profissional, acreditamos ser justo avaliar positivamente as suas primeiras medidas à frente da comunicação, com destaque para: o aperfeiçoamento da programação da TV Avaí; a divulgação de detalhes contratuais de novos jogadores; a divulgação dos atletas relacionados a cada partida; a criação de conteúdo para dar visibilidade às categorias de base, inclusive com o lançamento de perfis de redes sociais voltados a esse fim; a reutilização usual da identidade “O Time da Raça”.

⚠️ Demandam atenção do clube alguns erros verificados em artes e comunicados oficiais, não somente de digitação, mas também relativos a informações.

Resgate da identidade do Avaí com o torcedor e a comunidade.

🙂 Pensamos que o verdadeiro resgate da identidade do Avaí com o torcedor e a comunidade florianopolitana e catarinense só ocorrerá com a adoção consistente de medidas nesse sentido ao longo dos anos. Por isso, a aferição do sucesso ou insucesso da gestão na busca desse objetivo depende de mais tempo. De todo modo, entendemos que os esforços empreendidos até aqui, visitados em outros itens deste documento, aliados à repetida abordagem da nossa cultura em variadas peças de comunicação e marketing do clube, caminham em um sentido satisfatório.

Completa revisão do relacionamento com o torcedor, com a adoção de práticas de mercado, abandonando o modelo atual, que apela quase que exclusivamente à paixão dos adeptos

🙂 Foi positiva a iniciativa da Diretoria em anistiar as dívidas passadas de associados, a fim de permitir seu retorno ao quadro associativo sem o desembolso de multas, como passo inicial para a reconstrução de um relacionamento.

🙂 A viabilização de carteira virtual para acesso ao estádio pelos associados, bem como o ingresso digital, foram medidas importantes de facilitação para o torcedor e para a inibição da atividade de cambistas, tão prejudicial ao torcedor comum. Anotamos, contudo, ser necessário buscar o aperfeiçoamento do sistema virtual, que apresenta falhas de vez em quando.

⚠️ Embora ainda esteja no primeiro ano de gestão, cumpre notar que não houve, até o presente momento, a estruturação de um plano de sócios mais inteligente e robusto, capaz de trazer vantagens e inovações ao quadro associativo do clube, algo que vemos como muito negativo. Espera-se um esforço em tal sentido para a temporada porvindoura.

🙁 Como afirmado em texto publicado pelo Nosso Avaí em abril de 2022, não vimos com bons olhos a precificação de ingressos adotada para o Campeonato Brasileiro da Série A. Embora nos caiba reconhecer que a demanda por ingressos permaneceu alta em jogos de grande apelo, enquanto o satisfatório desempenho do time profissional em campo permitiu, observamos que, com a queda de rendimento na reta final do torneio, os efeitos negativos decorrentes dos altos preços, com destaque para o esvaziamento e esfriamento do estádio e, principalmente, para a insatisfação do torcedor, foram sentidos com mais intensidade, como previsto. Receamos que essa política, mais do que antipática, não tenha contribuído para o aperfeiçoamento do relacionamento com o torcedor e a fidelização do público.

Ações de relacionamento com a comunidade em geral.

🙂 A criação de um cargo para a coordenação de relacionamento com o torcedor – espécie de ouvidoria ativa do clube, tanto presencial quanto nas redes sociais -, atualmente ocupado por Kátia de Paula, apoiadora do Movimento Nosso Avaí, se mostrou uma medida acertada com o objetivo de aproximar o clube aos anseios e demandas dos associados e torcedores em geral, em especial nos setores de atendimento e acomodações da Ressacada. É de se destacar, também, a adequação da referida profissional ao referido cargo, dada sua identificação com a instituição, aptidão para o atendimento do público e a proatividade para a resolução dos problemas submetidos à coordenação. Justamente por julgarmos acertada a criação dessa coordenação e reconhecermos a sua importância para o relacionamento do clube com o torcedor, nos preocupamos com sua continuidade no longo prazo, para além da permanência da aludida pessoa na função. Diante disso, consideramos importante a institucionalização das atribuições de tal cargo, sugerindo-se, inclusive, a criação de um perfil oficial a ser administrado pela respectiva coordenação.

2. TRANSPARÊNCIA

Revisão dos contratos de bares e ambulantes, visando à realização de acordos mais benéficos ao Avaí e ao oferecimento de melhores serviços aos seus torcedores.

⏱️ Embora esperássemos mudanças mais significativas na estruturação dos bares da Ressacada, cumpre reconhecer que uma eventual reformulação nesse sentido representa um complexo desafio a ser enfrentado pela gestão do clube, demandando certo tempo, além de investimentos em questões estruturais, para sair do papel.

🙂 Destacamos, como uma boa ideia, a implantação da Fan Fest para alguns jogos do Campeonato Brasileiro, projeto ainda em fase incipiente, carente de adaptações, melhorias e continuidade, mas que representou uma pequena evolução do match day e experiência dos torcedores. A instalação de uma venda de fichas de consumo sob coordenação do clube também se mostrou positiva, pois importante para o levantamento do faturamento de cada bar, possibilitando a elaboração de um projeto mais consistente e dentro da realidade para modificações posteriores.

🙂 A ampliação do atendimento da Avaí Store, com o funcionamento pós-jogo e abertura de um ponto de venda no Setor D, representou outra boa iniciativa para o atendimento ao torcedor e melhoria dos serviços. Projetos para o atendimento de diversos públicos, como o Rooftop, também merecem destaque.

⏱️ A Diretoria Executiva assinalou que há um projeto para a reformulação dos bares internos do estádio até o próximo ano, possivelmente com a abertura de uma espécie de concorrência. Assim, aguardamos mudanças mais concretas para as próximas atualizações deste Promessômetro.

Revisão e publicação (excetuados pontos sensíveis) de contratos de parceria, em especial aqueles referentes às categorias de base (Avaí Mirim e outros).

⚠️ Esta medida permanece pendente, sendo sinalizada pela diretoria a intenção de incluir tais informações com a implantação de novo “Portal da Transparência” a ser desenvolvido pelo clube.

Quanto às finanças, compromisso em implementar um “Portal da Transparência” inspirado em modelos de sucesso em outros clubes, como Paysandu, Guarani, Bahia, Grêmio etc.

⚠️ A publicação das demonstrações contábeis referentes ao três primeiros trimestres do ano de 2022, conforme expresso no inciso XXIII do art. 57 do estatuto do clube, foram cumpridas. Entretanto, faz-se necessário que haja um avanço na forma da publicação destes relatórios, de modo que, em especial, os(as) torcedores(as) do clube consigam compreender a realidade econômico-financeira do período em análise. Tornar a informação contábil mais simples, sem perder seu conteúdo, é um desafio que a gestão precisa endereçar no curto ou médio prazo em publicações vindouras.

Adicionalmente, cria-se a necessidade de elaboração de um portal da transparência que contemple os relatórios e demais documentos do clube de forma conjunta e organizada. A partir de publicações trimestrais das demonstrações contábeis, orçamento, plano de ação anual, regimentos internos, planejamento estratégico e demonstrações contábeis anuais em conjunto com relatório da auditoria e pareceres do conselho fiscal, demanda-se uma organização destes documentos de modo que o(a) torcedor(a) tenha acesso de forma simplificada a toda esta documentação.

Destaca-se que as publicações das demonstrações e orçamento revisado contemplaram notas explicativas, sendo um fator positivo. Esse detalhamento é relevante para compreender as principais operações, mas não suficiente para contextualizar para um público mais leigo.

Creio que essa área evoluiu muito pela demanda estatutária de publicar demonstrações trimestralmente, pela contratação de novos funcionários e pela atuação do conselho fiscal. Está no caminho certo, mas ainda faz-se necessário a implementação de processos que aprimorem os controles internos do clube bem como entendimento da importância de comunicar com o usuário externo.
Fábio Minatto, Conselheiro Fiscal do Avaí e membro do Núcleo Diretivo do Nosso Avaí

Implantação do balanço social periodicamente publicado no site do clube

⏱️ O Balanço Social tem como objetivo contemplar informações de cunho socioambiental, em conjunto com elementos econômicos, e comunicar de forma unificada as ações do clube durante determinado período bem como ações futuras que estão em fase de planejamento. A publicação deste documento demanda tempo para sua implementação, à medida que as dificuldades financeiras do clube se sobrepõem e são resolvidas em caráter urgente. Entretanto, com a resolução destas demandas urgentes de caráter financeiro e organização dos controles internos do clube, espera-se que no médio prazo já tenhamos relatórios iniciais com informações de cunho socioambiental.

“Dentre os itens prioritários, está no final da fila. Mas seria interessante em termos de ineditismo que o clube publicasse. Só o Vasco publicou ano passado, entretanto as práticas são mais importantes que apenas a divulgação.”
Fábio Minatto, Conselheiro Fiscal do Avaí e membro do Núcleo Diretivo do Nosso Avaí

Diálogo aberto e transparente não só com o Conselho Deliberativo, como também com os sócios e torcedores em geral

🙂 Desde o início do ano, houve um esforço para que os atos de gestão fossem comunicados com tempestividade à torcida, e aos conselhos Deliberativo e Fiscal. Por meio de participação nas reuniões do Conselho Deliberativo, entrevistas na TV Avaí, convocação de reuniões com Conselho Fiscal e mesa do Conselho Deliberativo, a gestão tornou a relação mais próxima e reduziu o número de informações desencontradas.

🙂 Ainda sobre o tema, são dignas de aplausos algumas iniciativas do Avaí para tornar um pouco mais transparente sua atuação no mercado de transferências de jogadores. Como é sabido, o Avaí realizou a divulgação de detalhes contratuais de atletas que chegaram ao clube e, mais recentemente, de aspectos referentes à negociação de Arthur Chaves com um clube estrangeiro, dada sua relevância financeira. Há notícias, inclusive, de que o clube empreendeu esforços para modificar cláusulas contratuais que impunham o sigilo da negociação referida, a fim de oportunizar a transparência dessas informações aos seus torcedores. Desejamos que essas iniciativas, mais do que mantidas, sejam estendidas para todas as demais aquisições, vendas e empréstimos de jogadores, mesmo quando menos relevantes (ou que, quando os termos da negociação não permitirem, haja a menção expressa a essa limitação) – lembramos, por exemplo, que a venda do atleta Saymon Cabral ao Khorfakkan (EAU) não contou com o desejável detalhamento.

3. MODELO DE GOVERNANÇA

Rompimento completo com a cultura organizacional antiga do clube e instituir um ambiente de excelência focado no resultado e na satisfação do torcedor. Avaliação minuciosa do trabalho dos atuais gestores administrativos visando modernizar processos e, se necessário, a substituição por profissionais do mercado

⚠️ O corpo de funcionários do Avaí conta, em diversos setores, com valiosos profissionais, que dignificam suas respectivas funções. Não podemos deixar de notar, porém, que a base administrativa deixada pela diretoria anterior, objeto de críticas em muitos aspectos, permanece pouco alterada no clube. Constatamos que as reestruturações prometidas pelos atuais mandatários, ao menos até o presente momento, não se refletiram diretamente na alteração do quadro de pessoal.

Entretanto, a Diretoria Executiva nos garantiu que os profissionais do clube estão sendo continuamente avaliados e que, caso constatada sua inadequação com as novas filosofias de gestão, reformulações serão prontamente realizadas.

Respeito aos limites orçamentários definidos e compromisso com o saneamento financeiro do clube

🙂 No caminho certo

🙂 Embora de certa forma subestimado por boa parte da torcida, este, muito provavelmente, é o compromisso mais importante para o futuro do Avaí. A título de exemplo, lembramos que alguns clubes de dimensão parecida, como o Paraná Clube e o nosso arquirrival, negligenciaram este aspecto e pagaram um preço altíssimo por isso. E, até o momento, avaliamos positivamente as ações da atual gestão nessa área em particular. A diretoria reconheceu o compromisso com o pagamento das dívidas, em especial com salários atrasados, como prioridade na alocação dos recursos financeiros assim que assumiu o clube. O prejuízo do ano de 2021 foi extremamente danoso para a estrutura financeira do Avaí e colocou em risco o futuro do Avaí, de modo que foi necessário reduzir o gasto, em especial no futebol profissional, para o pagamento de dívidas. A manutenção dos salários em dia no primeiro semestre de 2022, aliado ao pagamento de montante relevante da dívida com atletas e funcionários referente a 2021, permite concluir que as ações desenvolvidas colocam o clube na direção do saneamento financeiro. Entretanto, faz-se necessário que continuemos nessa direção, já que o saneamento financeiro do clube demanda respeito constante aos limites orçamentários.

Criação de um plano de cargos e salários dos colaboradores do clube e processos de avaliação de desempenho.

⏱️ Este ponto, ainda pendente de implementação, não se encontra no topo das prioridades de curto prazo, embora aguardemos sua abordagem até 2023.

Revisar o organograma do clube, de forma que as atribuições sejam claras e que garantam a comunicação entre departamentos.

🙂 Houve, na segunda metade do mês de setembro de 2022, a publicação de um novo organograma do clube no site oficial.

⚠️ A medida, embora levada a efeito, demorou bastante para ser posta em prática. Devido à sua recenticidade, ainda não tivemos condições para avaliar a nova estrutura e sua adequação aos desafios do clube, motivo pelo qual reservamos essa análise para momento posterior.

Publicação do Plano de Ação Anual

🙁 O plano de Ação Anual, requisito estatutário que contempla o planejamento e metas para os 12 meses que o sucedem, deveria ser publicado até o final do mês de janeiro de 2022. Entretanto, o documento só foi apresentado em Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de 12 de setembro de 2022. Denota-se parcial perda de tempestividade, já que o primeiro semestre já havia finalizado. Para o próximo ano (2023), reforça-se a necessidade de sua apresentação, em conjunto com o orçamento anual, até o dia 10 de dezembro de 2022 para que cumpra-se a demanda estatutária e que o Conselho Deliberativo e torcida possam ter melhor entendimento do planejamento do clube para o período.

4. GESTÃO TÉCNICA NO FUTEBOL

Aumento de orçamento do NIF, com reformulação da estrutura e assinatura completa de ferramentas como Wyscout ou similar. Concessão ao Núcleo de Inteligência de protagonismo na tomada de decisões envolvendo o departamento de futebol, principalmente nas questões referentes ao mercado de atletas.

🙂 Destacamos a criação do Departamento de Mercado, capitaneado pelo profissional Giovani Dalla Valle, com disponibilização de softwares e criação de processos bem definidos. A medida em comento cumpre com um dos compromissos firmados nessa carta, com mudança significativa no Núcleo de Inteligência do Futebol, contemplando novas atividades, especialmente vocacionadas ao mercado profissional e de base. Os efeitos dessas alterações não são de curto prazo, mas iniciam um novo paradigma em relação à participação do Avaí no mercado, aproximando-o das práticas mais modernas verificadas em outros clubes em estágio avançado de profissionalização.

Reestruturação do departamento, com sua ampliação, além da definição de funções e processos de contratação e trabalho. Criação e implementação de um planejamento específico para o futebol do Avaí, com metas de curto, médio e longo prazo.

🙂 Observou-se, em um primeiro momento, uma reformulação do Departamento de Futebol, com a contratação de profissionais de mercado. Sob a liderança de William Thomas, verificamos importantes alterações estruturais e criação de processos internos mais modernos no Departamento de Futebol. Nesse ponto, frisa-se, não avaliamos os resultados esportivos imediatos obtidos, mas sim a reestruturação do departamento de futebol para um trabalho de médio/longo prazo. Infelizmente, referido profissional deixou o clube ainda na fase inicial do projeto.

⚠️ A saída inesperada de William Thomas trouxe algumas dificuldades ao projeto do clube, que optou pela contratação dos profissionais Jorge Macedo e Lucas Ottoni, bem como pela realocação de Marquinhos Santos para a coordenação técnica. Quanto à atuação do diretor Jorge Macedo, conseguimos enxergar um lado positivo e um negativo. Entendemos que a realocação de atletas não aproveitados no clube, mediante empréstimos para outras agremiações, foi positiva, inclusive para aliviar a folha salarial; por outro lado, entendemos que os movimentos recentes do clube na aquisição de jogadores, sem ignorar as dificuldades mercadológicas enfrentadas pelo Avaí, foram muito ruins e não contribuíram no aspecto técnico – para atestá-lo, basta ver que a maioria dos recém-contratados não alcançou a titularidade e que alguns sequer entraram em campo. Um clube com dificuldades financeiras não pode se dar ao luxo de contratar tantos jogadores sem projeção para um time competitivo de Série A. A saída de um novo diretor em tão curto espaço de tempo também preocupa, pois denota instabilidade. Esperamos que o clube siga avançando em seus processos internos e melhorias no departamento de futebol, ciente também da necessidade de mais recursos para investimentos estruturais e em tecnologia, para que, no longo prazo, não fique exclusivamente à mercê das filosofias e estratégias de cada novo diretor, mas detenha uma estrutura sólida que permita uma linha de atuação competente independente do profissional que esteja à frente do departamento.

🙁 Pouco tempo depois de apostar na contratação do técnico Lisca, o terceiro treinador da temporada 2022, o clube noticiou a sua demissão. A demissão de mais um técnico após curto espaço de tempo e, ademais, depois de alguns dias de seu último resultado negativo, sugere a ausência de um planejamento firme e coerente. Ainda mais preocupante foi a opção de submeter o time à regência de profissionais que não possuíam, até aquele momento, experiências relevantes como treinadores. Para os últimos capítulos de 2022, em plena Série A, o Avaí se valeu de improvisações à frente do departamento de futebol e comissão técnica, o que, certamente, se afastou das ideias invocadas à época da campanha para a gestão do futebol.

🙂 Destaca-se, como aspecto positivo, a criação do Núcleo de Saúde e Performance, importantíssima medida que busca integrar as áreas de medicina, preparação física, fisiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, presente nos mais modernos projetos de futebol. O Núcleo foi implementado pelo excelente profissional João Marques, um dos maiores destaques do mercado, mas que deixou o clube no mês de Junho em virtude de proposta do exterior. O clube vem fazendo investimentos constantes na área, que permitiram, por exemplo, atividades de mapeamento com novos GPS e a compra do equipamento Kineo System, referência em tecnologia para prevenção de lesões, reabilitação, recuperação funcional e treinamento.

Adoção de modelo de elenco sustentável, com utilização de atletas da base e jogadores com potencial de retorno técnico e financeiro.

⚠️ Nesse ponto, com relação à utilização de atletas da base e jogadores com potencial retorno técnico e financeiro, destaca-se a participação de Arthur Chaves no elenco profissional, com desempenho que chamou a atenção do mercado internacional e culminou em sua negociação. Contudo, avaliamos que o elevado número de jogadores no elenco, com alto número de contratações que não desempenharam o suficiente, retirou, ao longo da competição, espaço da participação de outros atletas provenientes das categorias de base e com potencial de retorno financeiro. Deve-se seguir a evolução dos processos internos para otimizar o acerto nas contratações, que apresentem retorno técnico adequado e não retirem espaço de aproveitamento de outros atletas, especialmente das categorias de base.

5. INOVAÇÃO

Busca de novas tecnologias para trazer ao clube práticas modernas, que conectem o torcedor, atraiam novos seguidores e alavanquem receitas.

⏱️ É evidente que, em meio ao turbilhão administrativo e financeiro em que encontrado o clube, a Diretoria não dispôs de tempo e recursos suficientes para atender devidamente esta demanda. Nesse contexto, achamos oportuno aguardar mais tempo para avaliar seu desempenho na área de inovação. Ainda assim, como medida positiva nesta área, destacamos o incremento do aplicativo virtual do clube, inclusive para permitir a utilização de carteirinhas virtuais.

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