Comunicado oficial – Chega de enganar o torcedor!

Em nome dos nossos princípios, e principalmente do respeito ao torcedor Avaiano, nós, do Movimento Nosso Avaí emitimos esta nota para que se estabeleça a verdade dos fatos.

Reiteradamente, a Diretoria Executiva do Avaí usa do argumento da pandemia de Covid-19 para justificar os insucessos fora das quatro linhas, como os atrasos de salários, imagem e outras crises internas. Hoje, inclusive, foi emitida nova nota oficial do clube pedindo união e colocando na pandemia as responsabilidades pelos problemas. Em busca de saber o que de fato aconteceu no ano de 2020 que levou o Conselho Fiscal a emitir um relatório que indicava o rejeite das contas e, posteriormente, o Conselho Deliberativo a referendar o relatório, foi criada uma Comissão Especial para análises mais aprofundadas de alguns itens contábeis do ano de 2020. Um dos membros do Movimento Nosso Avaí compôs a comissão.

Ao final dos trabalhos da comissão foi verificado que o argumento de que as receitas do clube no ano passado sofreram um baque terrível e foram as responsáveis pelos problemas financeiros atuais não se sustenta nos números. O que houve, ainda de acordo com relatório da comissão especial, foi o “incremento desordenado das despesas, com destaque para aquelas direcionadas ao departamento de futebol profissional, realizadas em valor, aproximadamente, 80% acima do orçado, inclusive com contratações realizadas até o mês de novembro, muito depois do advento da pandemia, não havendo evidências de que a majoração desses custos deveu-se ao problema sanitário ou às restrições sociais e econômicas que o seguiram”. Ou seja, o orçamento foi extrapolado no que tange às despesas. A título de informação, foram 12 as contratações realizadas em 2020 após a instauração do estado de pandemia, vigente desde março do ano passado.

Percebemos os esforços do Conselho Deliberativo neste ano. Além da rejeição das contas, da comissão especial, também foi aprovada a reforma estatutária que dá mais peso às ações de transparência. Também temos que considerar o papel do Movimento Nosso Avaí em questões como apresentação de balanço com antecedência e transparência com a venda do Gabriel Magalhães.

Somos sempre pelo bem do clube e sabemos que o clima harmônico é o ideal. Mas não podemos admitir que isso seja uma via de mão única. Não podemos cair nessa falácia de união, de censurar opiniões e ações do Conselho ou da torcida, enquanto aqueles que tomam as decisões – e que vivem pregando que devemos nos unir e deixar diferenças de lado em nome do acesso – dão as costas ao clube nesses momentos. A Diretoria Executiva comete seus erros, menospreza e afasta o torcedor, mas nos momentos de desespero pede o seu apoio e compreensão. Que a Diretoria Executiva do Avaí Futebol Clube dê o exemplo, se empenhe, assuma seus erros e corte na própria carne, depois cobre o papel dos outros agentes.

Aproveitamos esta nota para deixar nossos parabéns aos jogadores, comissão técnica e gerente de futebol, que mesmo nesse momento de turbulência, que dura o ano todo, estão honrando a camisa avaiana e mantendo o foco e a motivação de buscar o acesso e o título. O sucesso em campo, desde o título estadual à busca pelo acesso, é fruto do trabalho e união deles. E, com eles, estamos unidos, sim! O Movimento luta por um Avaí profissional e, consequentemente, para que o Avaí seja uma instituição onde todos os seus colaboradores recebam os seus salários em dia. Novamente, parabéns pelo respeito com a camisa mais pesada de Santa Catarina. Antes da Diretoria Executiva pedir união, entendemos que é hora de ações concretas e não de viagens particulares e de compromissos de outras entidades as quais não interferem no dia a dia do clube. Antes de pedir união, o clube deve cobrar seus gestores que mantenham o foco total na recuperação do clube, sem distrações. Não podemos deixar que o presidente faça o que quiser e o resto (torcida, Conselho e imprensa) ande atrás com extintor de incêndio apagando as crises geradas pela gestão.

Um comentário em “Comunicado oficial – Chega de enganar o torcedor!

  1. Parabens amigos pelo texto é um avai com pessoas assim que eu quero meus sinceros parabens aos jogadores que estão honrando o manto azurra mas esta diretoria sempre fazendo das suas abraço.

Deixe um comentário

Close Bitnami banner
Bitnami